quinta-feira, 6 de março de 2014

Dubai: Palm Islands

Antes das construções extraordinárias, Dubai tinha sua economia baseada na extração do petróleo, mas com a perspectiva de fim das reservas, incentivou-se a prática do turismo para que os altos padrões vivenciados pudessem serem mantidos.
A ideia para a Palm Islands, as Palmeiras Gigantes, era criar ilhas que oferecem centros comerciais, restaurantes, hotéis, apartamentos e casas. A mega obra teve início em 2001, tendo o seu fim projetado para entre 2011 e 2016, porém em 2009 uma parte do território já estava ocupado e os setores de serviços já estavam em pleno funcionamento.


Desafios da construção

As extremidades das ilhas receberam quebra-mares que além de serem eficientes contra a força das ondas, são capazes de amenizar o efeito  das marés, ventos e até mesmo do aquecimento global. A areia dos quebra-mares foi revestida por um geotêxtil permeável para que as erosões pudessem serem evitadas.
Apesar da região desértica, portanto com areia em abundância, a base da ilha não pôde ser feita com o material local, pois o mesmo é bastante fino, e se usado entraria em colapso facilmente. A areia teve que ser dragada do fundo do mar e compactada em camadas para que a ilha pudesse ser resistente à terremotos.
As ilhas que formam a Palm Islands são tão grandes que podem ser vistas do espaço.
  • A Palm Jumeirah tem 5 km de comprimento e 5,5 km de largura.
  • A Palm Jebel Ali tem 7 km de comprimento e 7,5 km de largura.
  • A Palm Deira tem 14 km de comprimento e 8,5 km de largura.
Palm Islands, uma das maravilhas da arquitetura aliada à engenharia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário