quarta-feira, 19 de março de 2014

Técnicas de sombreamento: brises

Com as novas técnicas construtivas, a arquitetura vem sendo cada vez mais "concebida" com formas vazadas, grandes vãos... O que permite o uso de materiais mais leves para a vedação ou separação de ambientes, como é o caso do vidro.
Mas quando são usados materiais translúcidos nas fachadas é importante atentar-se à eficiência energética da edificação, pois um ambiente que recebe diretamente a insolação em exagero além de se tornar incomodo durante períodos do dia, acabará resultando em gastos maiores com ar condicionado.
Uma boa opção para o sombreamento das fachadas são os brises. Utilizados desde a década de 30, no movimento moderno, o brises soleil já anunciava o quão possível era sombrear a edificação de forma simples e portanto garantindo uma eficiência energética satisfatória.
Hoje os brises podem ser feitos de diversos materiais, inclusive com madeira de demolição, o que reforça a consideração que a nova arquitetura deve ter em relação ao meio ambiente.
Para a instalação desses elementos de sombreamento, é essencial ressaltar que nas fachadas leste - oeste, os brises devem ser instalados na posição vertical, pois receberá o "sol rasante", quanto a fachada norte (para o hemisfério sul) o sol chegará à pino, por isso os brises devem ser posicionados na horizontal, a fachada sul necessita de menas preocupação quanto ao sombreamento, pois apresenta uma incidência solar muito menor que as demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário